Buscar

Filipinas: Roteiro Completo! O que fazer, quando ir, valores e melhores ilhas

Atualizado: 12 de jul.

Já compartilha esse post com os amigos que vou te entregar um roteiro completo pelas Filipinas para vocês conhecerem os principais lugares desse paraíso que não deixa a desejar em nada!

São mais de 7.500 ilhas com praias paradisíacas, cachoeiras, rios, montanhas, coqueiros… são tantas opções que fica até difícil escolher quais lugares visitar! Então bora lá que vou contar tudo para vocês.

Além disso, não esqueçam de aproveitar o desconto que consegui para vocês em qualquer passeio pelas Filipinas com a His Turismo. Use o código NATRIPS e aproveite esse paraíso da melhor forma!

 

Filipinas: Roteiro completo

SOBRE AS FILIPINAS

Capital das Filipinas: Manila População: Mais de 100 milhões de habitantes, 12 país mais populoso da Ásia Moeda local: Peso Filipino PHP (51PHP = $1 dólar – atualizado em julho/19) Fuso horário: +11 horas do horário de Brasília Idioma: Tagalog e inglês são as duas línguas oficiais do país Voltagem: 220V Clima: Estação seca e quente de março a meados de maio; estação chuvosa de meados de maio a novembro; estação seca e fria de dezembro a fevereiro

 

VISTO PARA BRASILEIROS

Gente, eu falo que nosso passaporte é maravilhoso em vários aspectos! Nós brasileiros podemos ficar nas Filipinas até 60 dias sem visto, você deve preencher dois formulários que são entregues no avião e ter as seguintes documentações em mãos:

– Passaporte brasileiro com validade mínima de 6 meses – Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela – Passagem comprada com a data de saída do país – Hospedagem garantida

 

COMO CHEGAR?

Saindo do Brasil a média de duração da viagem com uma escala é de 30h até Manila, capital das Filipinas ou, Cebu, a segunda maior cidade do país. Existem 6 companhias aéreas que fazem o trajeto Brasil – Filipinas: Turkish Airlines; Ethiopian Airlines; Emirates; KLM; Air China; Quatar Airways e, para os trajetos internos, Cebu Pacific Air, Air Asia e Philippines Airlines, são as maiores companhias aéreas.

Atenção: As Filipinas tem fama de sempre atrasar vôos, eu não tive problema em todos, mas realmente isso é super comum! Então não façam grandes programações para os dias que forem se locomover entre as ilhas. Além disso, para todas as companhias, você deve fazer check in antes de chegar no aeroporto, caso contrário eles cobrarão uma taxa para fazer na hora (isso é super comum em companhias low cost).

 

Filipinas: Roteiro completo

DICAS DE HOTÉIS

Córon - Acacia Garden Inn El Nido - Cabanas de Nacpan Camping Resort (30 minutos do centro) - Friends Hostel (no centro) Cebu - Kasai Village Dive Resort - Ravenala Beach Bungalows Siargao - Alpas Siargao


Veja o mapa abaixo com um resuminho do meu roteiro pelas Filipinas:

1. Manila; 2. Coron; 3. El Nido; 4. Cebu; 5. Siargao

Filipinas: Roteiro completo

ROTEIRO

DIA 1 | Chegada em Manila

Chegamos em Manila no final da tarde e fomos direto para o hotel, porque foram 30 horas de viagem, estávamos podres!

Dica: antes de sair do Brasil já faça download do app Grab (um app tipo o Uber), porque o valor é 3x menor do que um táxi na porta do aeroporto. Porém, você vai precisar já chegar conectado para conseguir chamar um carro, nós escolhemos já sair do Brasil com o chip da EasySim4U.

 

DIA 2 | Manila

Manila não é uma cidade com grandes atrações turísticas, porém optamos ficar por lá um dia para descansar e tentar regular o fuso horário. São 11 horas de diferença comparado com o Brasil!!

Acredite, você vai precisar de um dia inteiro pós viagem para descansar o corpo.

 

DIA 3 | Chegada em Coron e visita ao Monte Tapya

Manhã: Fomos cedo para o aeroporto pegar o vôo para Coron, não hesite em chegar antes no aeroporto porque é um mini caos, pegamos a maior fila para despachar a mala.Depois de 1h20 de vôo chegamos em Coron em um micro aeroporto e, logo na saída, você já encontra várias vans que levam os turistas para os hotéis.Basta você procurar a van que vai para o lugar que irá se hospedar, não tem erro. Valor da van = $3 dólares.


Tarde: Depois de nos instalarmos no hotel e decidirmos tudo que queríamos fazer, fomos conhecer o Monte Tapyas. Ótima opção de passeio para o dia que chegar na ilha, fica bem próximo ao centro da cidade, você pode ou ir até a base dele a pé ou de tuk tuk (depende de onde você estiver hospedado) e a melhor hora é ir assistir o pôr do sol lá do topo.

Informações sobre o Monte Tapya: – 15 minutos do centro de Córon – São 723 degraus até o topo – Atração free – Melhor hora para visita é no final da tarde para ver o pôr do sol – Leve água!! O calor mesmo no final da tarde é absurdo.

 

DIA 4 | Tour privado em Coron

Para nosso primeiro dia de passeio optamos em fazer um tour privado pelos pontos turísticos mais famosos, escolhemos o Tour B e em cima dele mudamos algumas paradas de acordo com o que a empresa falou que daria para fazer. Nosso dia começou as 7h da manhã e terminou as 5h30 da tarde, o cronograma do dia foi:

Antes de embarcar no nosso barquinho, fomos ao mercado local escolher o que queríamos comer no almoço, porque tudo foi preparado em alto mar pelos nossos guias.

– Primeira parada Kayangan Lake – Segunda parada Barracuda Lake – Terceira parada Twin lagoon – Quarta parada Banol Beach, parada para o almoço – Quinta parada Green Lagoon – Sexta parada La isla de Corais

Valor para duas pessoas (incluindo barco privado e comida) = $120 dólares Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

DIA 5 | Island hopping escape tour em Córon

Segundo dia de passeio, escolhemos o Island Hopping Escape Tour:

– Primeira parada Malcapuya Island – Segunda parada Coco Beach, parada para almoço – Terceira parada Waling Waling Island

Valor por pessoa (incluindo almoço) = $48 dólares Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

Filipinas roteiro completo

DIA 6 | Travessia de Coron para El Nido

Optamos em ir de barco para El Nido por ser mais econômico comparado com avião. Tem um barco por dia que sai às 12:00 (meio dia).


Valor passagem: 1720PHP (~$33 dólares) Tempo de viagem: 5 horas






 

DIA 7 | Tour B em El Nido

Para fugir um pouco dos pontos mais visitados de El Nido, escolhemos fazer o Tour B, as paradas são bem mais vazias e como tudo nas Filipinas, não deixam a desejar em nada.

– Primeira parada Pinagbuyutan Island – Segunda parada Cathedral Cove – Terceira parada Cudugnon Cave – Quarta parada Snake Island, almoço no barco – Quinta parada Entalula Beach

Valor para duas pessoas (incluindo barco privado e almoço) = $35 dólares Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

DIA 8 | Explorando El Nido

Nosso plano para esse dia era alugar uma motinho e conhecer as praias na própria ilha de El Nido, porém pegamos um dia de muiiiita chuva e nos restou comer em um dos diversos restaurantes no centrinho e, fazer massagem! Sugestões de praias para conhecer próximo ao centro de El Nido de motinho: – 7 Command Beach – Coron Coron Beach – Las Cabanas Beach – Nacpan Beach (30 minutos do centro, próxima ao hotel que ficamos hospedadas, porém vale muito a pena passar uma tarde e assistir o pôr do sol)

 

DIA 9 | Tour A em El Nido

Último dia em El Nido, não tínhamos como ir embora sem conhecer alguns dos pontos mais visitados do país! Escolhemos fazer o Tour A:

– Primeira parada 7 Command Beach – Segunda parada Shimizu Island, parada para o almoço – Terceira parada Secret Lagoon – Quarta parada Miniloc Island – Quinta parada Small Lagoon

Valor por pessoa (incluindo almoço) = $32 dólares Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

Filipinas roteiro completo

DIA 10 | De El Nido para Cebu

Dia de mudar de ilha, foi uma saga sair de El Nido e chegar no nosso destino final em Cebu, Moalboal. Foram 14hs de viagem, começou as 6h da manhã:


– Saída do hotel em El Nido, 35 minutos de tuk tuk até o centro de El Nido – 5h de van de El Nido para Puerto Princesa, capital de Palawan (600PHP = ~$11 dólares) – 1h30 de vôo de Palawan para Cebu, chegando em Cebu City – 3h de ônibus convencional de Cebu City para Moalboal (~$2,50 dólares)

 

DIA 11 | Mergulho com tubarão baleia e Sumilon Island

Nos pegaram logo cedo no hotel em Moalboal e fomos para Oslob fazer nosso primeiro mergulho do dia com tubarão baleia. Na sede já fomos recebidas com instruções sobre como seria e como deveríamos agir dentro da água ao encontrar com os animais.

Em seguida fomos para Sumilon Island, segunda parada para mergulho, onde ficamos 1 hora livre para explorar o lugar!

Confesso que foi um dos mergulhos com snorkel mais lindos que já fiz até hoje, eu vi peixes de todas as espécies, corais de todas as cores e até tartaruga.

Valor varia de acordo com a quantidade de pessoas no grupo. Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

DIA 15 | Aguinid Waterfalls

Outro dia na ilha que fomos atrás de lugares menos turísticos, pegamos um ônibus cedo sentido ao sul da ilha, até Samboan (1h30 de viagem por 90PHP = ~2 dólares – o valor pode variaram pouco de acordo com o tipo de ônibus que pegar). Lá paramos para almoçar na casa de uma local e pegamos um moto táxi para a entrada da cachoeira.

Aguinid Waterfalls possui 8 quedas no percurso de 30 minutos entre trilha e escalada, mais visitadas pelos locais e pouquíssimo pelos turistas. Dependendo da época que visitar, você encontrará as cachoeiras com mais ou menos água e isso determinará até onde você pode chegar por trilha.

Nessa cachoeira você precisa ir acompanhado por guia (paga quanto achar justo no final do passeio) e, na entrada eles alugam sapatos próprios. Não economizem! São apenas $2 dólares, as pedras escorregam demais, tem escalada de verdade no meio do caminho e foi o maior erro achar que poderia fazer descalça.


Valores: – Entrada por pessoa = 60PHP (~$1,20 dólares) – Sugestão de gorjeta para o guia = 150PHP (~$3 dólares) – Moto táxi para de ida e volta do centro de Samboan por pessoa = 200PHP (~4 dólares)

 

Filipinas roteiro completo

DIA 16 | De Cebu para Siargao

Nosso dia começou às 5 horas da manhã, fomos ao centro de Moalboal para pegar o ônibus até Cebu City, capital de Cebu. Preferimos esperar o ônibus com ar condicionado, televisão e poltronas confortáveis, pois foram 3 horas de viagem e a diferença de preço era nada, foram $4 dólares e ainda passou filme o tempo todo.

Chegando na capital, fomos da rodoviária até o aeroporto e de lá pegamos nosso vôo para Siargao.

 

DIA 17 | Magpupungko Rock Pools, Sub Lagoon e Coonut Swing

Primeiro dia em Siargao não poderia ser diferente! Pegamos um tour que nos levava aos principais pontos turísticos da ilha:


– Primeira parada Magpupungko Rock Pools, piscinas naturais que se formam durante a maré baixa – Segunda parada para almoço – Terceira parada Sugba Lagoon, tem 2 horas para aproveitar o lugar – Quarta parada Massin River/Coconut Swing, o coqueiro mais fotogênico da ilha. Para ir no balanço você paga o que achar justo para o guia que te ajudar na hora.

Valor por pessoa = 2800PHP (~$56 dólares) Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

DIA 18 | Curtindo o centro de Siargao

Siargao é uma ilha que ainda está sendo descoberta pelos turistas, mas já tem uma super estrutura no centrinho com vários restaurantes, lojinhas, cafés e bares.

Por isso, aproveitamos esse dia para curtir a vibe da ilha e ficamos livres, entre praia e massagem, assistimos o pôr do sol no White Banana Beach Club e de noite fomos para festinha da ilha.

Dicas: Faça uma massagem, vá até Cloud 9 Beach (praia dos surfistas), assista o pôr do sol em algum beach club, passeie a pé pelo centrinho.

 

DIA 19 | Explorando Siargao

Em Siargao decidimos ficar mais livres e deixar as coisas acontecerem naturalmente. No terceiro dia alugamos uma motinho e saímos pela ilha.

Paramos em um mirante para ver o “mar” de coqueiros que é símbolo da ilha, depois fomos até o coqueiro mais famoso de novo porque queríamos ter tempo livre para brincar no balanço.

Retornamos ao centro de Siargao e fomos para um Beach Club curtir o final da tarde em uma festa da lua cheia.

Valores: – Aluguel moto por 1 dia = 400PHP (~$8 dólares) – Entrada para o Coconut Swing = 20PHP p/ pessoa (~$0,50 centavos de dólar) – Sugestão gorjeta para guia = 50PHP para cada guia (~$1 dólar)

 

DIA 20 | Sohoton Cave e Island Hopping

Último dia de passeio, fechamos um passeio de um dia todo com a His Turismo para conhecer a famosa Sohoton Cave e várias ilhas ao redor de Siargao. – Primeira parada mergulho com água vivas – Segunda parada Sohoton Cave – Terceira parada para almoço – Quarta parada Naked Islad – Quinta parada Daku Island – Sexta parada Guyam Island

Valor por pessoa = 2800PHP (~$56 dólares) Passeio nas Filipinas com a His Turismo

 

Filipinas roteiro completo

DIA 21 | De Siargao para Manila

Chegou a hora de começar a voltar para casa, como os vôos internos nas Filipinas sempre atrasam, voltamos para Manila um dia antes do nosso vôo de volta para o Brasil e foi a melhor coisa que fizemos porque nosso vôo atrasou demais e chegamos só de noite na capital do país.


Dica: Pegamos um hotel exatamente em frente ao aeroporto, porque nosso vôo no dia seguinte era no final da tarde e assim economizamos com transporte.

 

DIA 22 | Hora de dar tchau

Último dia nas Filipinas, passamos a manhã curtindo a piscina do hotel e depois do check out fomos para o aeroporto pegar nosso vôo de volta pra casa!

 

Filipinas: roteiro completo, uma das viagens mais incríveis!

Afinal, convenci vocês que vale a pena conhecer esse pedacinho do mundo paradisíaco?

No meu Instagram (@natalia.precioso) tem muita foto e dicas também!


FAÇA AQUI A COTAÇÃO COM A H.I.S E GARANTA O DESCONTO ESPECIAL DE 5% EM QUALQUER PASSEIO USANDO O CODIGO NATRIPS