Buscar

Jalapão: Roteiro Completo, dicas e o que fazer no destino queridinho dos Brasileiros

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Um destino que está em alta entre os brasileiros por conta da sua beleza natural e as diversas atrações turísticas. No coração do Brasil, é um destino para quem ama aventura, natureza e não se importa em ficar alguns dias desconectados da tecnologia. Então aqui vai um roteiro completo pelo Jalapão.

Nesse post vou contar tudo sobre como chegar, quando ir, onde ficar e o roteiro completo de 4 dias que fiz junto as @travelgirlsbr! Toda a viagem foi elaborada pelo @jalapãoecolodge que, além de toda a preocupação com o transporte, passeios e alimentação, também nos proporcionou uma hospedagem inesquecível!

 

Jalapão roteiro completo

COMO CHEGAR?

O Parque Nacional do Jalapão tem cerca de 154 mil hectares rico na diversidade de fauna e flora. Fica a 300km de Palmas, capital de Tocantins que é porta de entrada para o parque.A melhor opção é chegar um dia antes em palmas para na manhã seguinte, logo cedo, sair em direção ao Jalapão.

 

QUANDO IR?

O Jalapão é um destino que pode ser visitado o ano todo, a temperatura varia pouco e o sol não deixa de aparecer, porém temos dois períodos bem distintos que podem influenciar na hora de escolher a data da sua viagem. De maio a setembro tempo o período de seca, pode haver algumas queimadas no fim dessa época e, de outubro a abril temos o período de chuvas mas que também não atrapalha a viagem por não ser uma chuva constante durante o dia todo.

 

ONDE FICAR?

Que tal ficar hospedado em um glamping durante sua viagem ao Jalapão? O Jalapão Ecolodge esta localizado dentro do Parque Nacional, não fica próximo as duas cidades base (Materios e São Félix), porém oferece uma experiência diferenciada.São 4 buritibanas, cabanas feitas com folha de buriti, uma árvore da região, com duas camas de casal e, 1 bangalô que fica na parte mais alta do hotel, com uma cama de casal, banheira ao ar livre e todo aberto o que proporciona dormir e acordar com uma vista panorâmica da região. Essa acomodação e ideal para casal.

 

JALAPÃO: ROTEIRO COMPLETO com o Jalapão Ecolodge

O Jalapão Eco Lodge além de oferecer uma hospedagem diferenciada, um glamping dentro do Parque Nacional que torna a viagem ainda mais inesquecível, também oferece passeios que fogem um pouco dos roteiros tradicionais do Jalapão. 4 dias é suficiente para conhecer os pontos principais, mas se você tiver mais alguns dias livres aconselho estender sua viagem para conseguir aproveitar tudo que essa região tem a oferecer.

 

DIA 1 | SAÍDA DE PALMAS, PEDRA FURADA E CHEGADA NO JALAPÃO

Saímos de Palmas por volta das 7h da manhã, foram 160km de estrada de asfalto até Ponte Alta, depois só vimos terra e areia pela frente. Depois de mais 40km fizemos nossa primeira parada na Pedra Furada, uma formação rochosa frequentemente procurada no entardecer para ver o pôr do sol, a entrada é gratuita e uma pequena caminhada leve de 10 minutos, te leva ao topo para ter uma vista incrível da região.

fervedouro-bela-vista

Seguimos viagem, uma paradinha para ver o pôr do sol que por sinal é um dia mais lindo que o outro e, chegamos no nosso glamping no meio do Parque Nacional do Jalapão! Curtimos o finalzinho do dia no hotel, jantamos e ficamos em volta da fogueira batendo papo e curtindo o céu super estrelado.

 

DIA 2 | SERRA DA CATEDRAL, FAT BIKE E BOIA CROSSO

O segundo dia começou logo as 4h00 da manhã! Acordamos super cedo para subir a Serra da Catedral que fica na mesma região do Ecolodge. Subimos até o primeiro platô onde assistimos o nascer do sol mais incrível e depois tomamos um super café da manhã organizado pela própria equipe do hotel com uma vista de tirar o fôlego!

jalapão-roteiro-completo-serra-da-catedral

Após o café da manhã seguimos na trilha até o topo da serra, tivemos uma pequena escalada no meio do caminho que na volta virou um rapel e, la do alto conseguimos ter uma visão 360º de todo o Parque do Jalapão.

Retornamos pro hotel por volta das 10h da manhã e ai o grupo foi separado, metade ficou curtindo o hotel e o restante foi fazer uma trilha com fat bike, uma bicicleta com um pneu bem grosso próprio para andar na neve e no areião. A trilha durou 1 hora e depois tivemos um tempinho livre para almoçar e descansar até a última atividade.

No período da tarde fomos fazer o Boia-cross no rio do Sono que passa margeando o Ecolodge. Foram 2,5km de descida até a Prainha do Buriti, a atividade aquática mais “radical’ que o hotel oferece e que vale super a pena.

Todas essas atividades são do próprio hotel e já estavam inclusas no pacote que fechamos com as diárias, valeu super a pena para fugir do comum do Jalapão.

 

DIA 3| CACHOEIRA DA FORMIGA, FERVEDOUROS E DUNAS

O dia mais esperado da viagem, fomos conhecer os principais pontos turísticos do Jalapão que surpreenderam ainda mais quando vimos ao vivo!

O Jalapão tem mais de 70 fervedouros catalogados mas apenas 12 são mais turísticos. Começamos com o Bela Vista, um dos mais famosos, entram apenas 10 pessoas por vez e tem apenas 20 minutos para curtir esse paraíso.

jalapão-roteiro-completo-bela-vista

Cachoeira da Formiga, um das atrações mais requisitadas, possui uma água verde esmeralda, completamente transparente e não é gelada, a queda não é muito grande mas a piscina natural que se forma em frente a ela é uma delícia para refrescar-se e curtir a natureza.

A minha dica é: atente-se ao dia e horário que vai visita-lá, não tem limite de pessoas e de fim de semana ela costuma estar bem cheia!

Nossa terceira parada foi no Fervedouro Encontro das Águas, não é dos mais procurados pelos turistas porém é considerado o menor e com a maior pressão dentro da água que proporciona uma sensação única ao entrar nele.

São permitidos apenas 4 pessoas por vez, mas por não ser muito turístico você pode dar a sorte de não ter outras pessoas e poder ficar quanto tempo quiser curtindo e se divertindo.

jalapão-roteiro-completo-fervedouro-encontro-das-aguas

Terminamos o dia assistindo o pôr do sol em uma das principais atrações do Jalapão, nas dunas do Jalapão. Não é a toa que todo mundo quer ir la no fim da tarde.

É bom se planejar bem para chegar pelo menos 30 minutos antes porque tem que caminhar um pequeno trecho e depois subir a duna e escolher o ângulo perfeito para assistir o pôr do sol.

Nesse dia dormimos em Mateiros, uma das cidadezinhas base do Jalapão que fica mais próxima aos Fervedouros e já no caminho para ir embora no dia seguinte, sentido Palmas.

jalapão-roteiro-completo-dunas

Esse dia dormimos em Mateiros, uma das cidadezinhas base do Jalapão que fica mais próxima aos Fervedouros e já no caminho para ir embora no dia seguinte, sentido Palmas.

 

DIA 4| CACHOEIRA DA VELHA E DIA DE IR EMBORA

Último dia já pegamos a estrada rumo a Palmas, mas fizemos uma parada na Cachoeira da Velha, a maior da região, o volume da água é muito grande por isso não é permitido nadar mas ela esta no meio da rota do rafting da região.

Você consegue chegar pertinho através de uma passarela de madeira e ter uma visão mais de cima dela e, 20 minutos de carro dali você chega a uma prainha onde fizemos um picnic para o nosso almoço, nadamos e curtimos a última horinha dentro do Jalapão.

cachoeira da Velha
 

Jalapão roteiro completo

DICA

Visitar o Jalapão não é tão simples quanto parece, além da dificuldade para chegar ao destino final, as estradas são pouco sinalizadas, é necessário um carro 4×4 para conseguir andar no areião e todos os pontos turísticos são distantes e você acaba passando horas dentro do carro indo de um lado pro outro.

Para essa viagem é fundamental contratar uma agência que te ajude a planejar todo o seu roteiro e que disponibilize um guia local que saiba andar pela região. Para uma viagem inesquecível com passeios e hospedagem exclusiva, eu recomendo o Jalapão Ecolodge.